Miguel Gonçalves Mendes nasceu em 1978 na Covilhã, em Portugal. Trabalhou como ator, diretor e produtor e realizou diversos longas-metragens e documentários. Fundou, em 2002, a produtora JumpCut, uma produtora de teatro e cinema, com sede em Lisboa. Atualmente é um dos expoentes da nova geração de cineastas portugueses. Realizou uma série de documentários premiados, filmes experimentais e projetos sob encomenda. Seu filme Floripes, lançado em 2007, é a sua primeira produção híbrida (documentário-ficção), formato que o diretor passaria a explorar. Em 2011, estreia seu projeto José e Pilar, em coprodução com a O2 Filmes e a espanhola El Deseo (dos irmãos Almodóvar). Aclamado internacionalmente por crítica e público, o filme colecionou prêmios em diversos festivais e foi eleito para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2012. Entre seus trabalhos mais recentes estão o seriado Nada Tenho de Meu, exibido pelo Canal Brasil em 2013. Seu mais novo projeto é o documentário O SENTIDO DA VIDA – um filme que conta a história de um jovem portador de paramiloidose e sua emocionante busca por propósito, significado e verdade. Em paralelo, Miguel também desenvolve o longa-metragem de ficção “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, adaptação do polêmico romance do vencedor do Nobel José Saramago.
〉 Melhor Filme Português do Ano 2010 pela revista Visão e entre os 5 melhores de 2010 pela Time Out.
〉 Vencedor do Prémio do Público na Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo (Novembro 10, Brasil); Exibido por três vezes, dentro de uma selecção de mais de 500 filmes (onde se incluíam 17 produções portuguesas)
〉 Prémio do Público na 2ª Mostra Internacional de Cinema de Portimão - Visões do Sul (Outubro 10, Portugal); Com duas exibições esgotadas acaba por ser o vencedor do Prémio do Público obtendo a classificação de 4,85 em 5 pontos
〉 Prémio de Melhor Documentário, Caminhos do Cinema Português
〉 Vencedor do prémio do Público, Festival Caminhos (Coimbra)
〉 Vencedor de Melhor Documentário, Festival Caminhos (Coimbra)
〉 Menção Honrosa do Júri Internacional de CineClubes, Festival Caminhos (Coimbra)
〉 Vencedor de Melhor Documentário em CINEPOR – Festival de Filmes de Língua Portuguesa (Brasil, 2011)
〉 Vencedor de Melhor Realizador em CINEPOR – Festival de Filmes de Língua Portuguesa (Brasil, 2011)